Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Tema: Harry Potter
Ano de Edição: 2022
Número de Peças/Minifigs: 990/9
Preço LEGO®: 100€
Link Brickset: https://brickset.com/sets/76400-1/Hogwarts-Carriage-and-Thestrals
Não podiam colocar mais 9 peças para ficar 999/9? :)
Ora aqui está um set em que o aspecto começa logo por ser desconcertante. Mas que raio de formato tem isto? É uma ponte, é uma entrada, aquilo abre e fecha como o outro set? Vamos já ver isso que primeiro vamos começar pelas peças.
O preço por peça está muito próximo dos 10 cêntimos, o que é muito bom tendo em conta que é de um tema licenciado. Apesar do volume de peças não ser assim tão considerável, temos uma selecção de peças bastante interessante. Destaque para a quantidade e variedade de peças em verde-escuro, várias delas novidade nas minhas mãos como os novos brick 1x2 com tijolos (6400283) com 48 unidades; a imensidão de janelas 2x2 onde alguns dos vidros transparentes foram substituídos por raras impressões em tan (6275973) ou as também nada vulgares 80 velas em vermelho (6348148). Gostei muito também da distribuição onde existem mais peças básicas mas tendo um lote apreciável de peças mais específicas, a maior parte delas com bastante potencial de utilização. Cinco estrelas também para os minifigs que me parecem todos excelentes para participarem em aventuras nos meus MOCs. Ok, melhor dizendo, os componentes destes minifigs, já que para mim, a maior parte dos minifigs são peças! Sim, não dou grande importância que três minifigs representam duas personagens diferentes cada.
A construção é dividida em 7 fases onde basicamente construímos um andar por fase e na última montamos aquela espécie de "ponte". De notar que na primeira e quarta fase construímos também a cabine telefónica e a fonte/estátua respectivamente. A construção é muito semelhante entre entre os vários módulos, mas a verdade é que são tão pequenos que não nos chegamos a fartar e é sempre giro ver os interiores e alguns pequenos gadgets. A construção da “ponte” difere do restante, mas mesmo assim foi a que me entusiasmou menos.
Quanto ao design, acho que ainda o estou a digerir. Antes de mais acho que tudo fica demasiado simples e pequeno para dar qualquer sensação de edifício. Parece que foram empilhados vários blocos que, por acaso, até são giros. Este é outro conjunto que beneficiaria com uma versão UCS para assim possibilitar mostrar tudo o que este cenário poderia ser. A ideia de modularidade das várias secções é gira mas acho que fica tudo demasiado frágil. Basta pequenos toques para sair tudo do sítio e nem pensar tentar mover tudo ao mesmo tempo já que é inevitável a “ponte” soltar-se. Aliás, nota-se em todas as fotografias que tirei que há sempre qualquer coisa mal encaixada. De referir que tanto a cabine telefónica (wow para a porta e topo) e fonte/estátua estão excelentes.
Apesar da fragilidade entre módulos, a verdade é que essa modularidade ajuda a potenciar a brincadeira. Aliás, acredito que os miúdos mesmo não conhecendo o universo do pequeno feiticeiro consigam dar uso a este set já que parece-me um excelente e versátil cenário.
As Peças 9/10 (uma boa fonte de peças a um preço justo)
A Construção 7/10 (rápida e com alguns bons pormenores)
O Desenho 7/10 (esquisito)
Jogabilidade 9/10 (bom potencial)
Sem dúvida alguma uma solução esquisita que sinceramente não sei se funciona. Frágil mas ao mesmo tempo com bom potencial de jogabilidade.
Conclusão 8/10
(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)