Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Review: LEGO 76407 The Shrieking Shack & Whomping Willow

por baixinho, em 15.05.22

76407 The Shrieking Shack & Whomping Willow (1)

Tema: Harry Potter

Ano de Edição: 2022

Número de Peças/Minifigs: 777/7

Preço LEGO®: 90€

Link Brickset: https://brickset.com/sets/76407-1/The-Shrieking-Shack-Whomping-Willow

 

777 peças e 7 minifigs. Até poderia ter piada se o PVP recomendado fosse um pouco mais baixo.

Este é o primeiro de sete sets (sete sets.. eheheh) da vaga Harry Potter de Junho de 2022 que estou a analisar e escolhi iniciar por este porque eu cheguei a comprar a original (4756) de 2004. Sim, o tal que tinha aquela peça super volumosa e que não servia para nada de jeito, mas o conjunto tinha uma outra curiosidade. Tinha 444 peças e 4 minifigs… De qualquer forma pensava que este conjunto era mais tardio e refiro isso mesmo no habitual vídeo de unboxing e speedbuilding do canal de Youtube da Oficina dos Baixinhos e que está no fim deste artigo.

76407 The Shrieking Shack & Whomping Willow (2)

76407 The Shrieking Shack & Whomping Willow (3)

76407 The Shrieking Shack & Whomping Willow (4)

O livro de instruções deste set (o deste ano) tem 200 páginas e divide a construção em 6 fases. Nas duas primeiras construímos a amostra de cerca, a árvore maléfica (adoro chamá-la assim) e um rochedo que serve para ativar a transformação de um dos personagens em lobisomem ou algo do género. Yeps, este rochedo é bem mais útil que aquela peça estranha que apareceu em 2004. Em termos de construção este fase é bem simples e variada já que envolve três secções diferentes. Pessoalmente achei piada à forma como o rochedo e a árvore conectam-se mas também achei que esta última fica demasiado inclinada. Aliás, é mesmo a árvore que me faz torcer mais o nariz neste conjunto, já que é demasiado redonda, simétrica e repetitiva. Não apliquei os autocolantes, por isso este efeito pode ter sido disfarçado. O mecanismo para a fazer rodar sobre si mesma é simples e, sinceramente, pouco acrescenta ao conjunto. Em termos de peças, curiosamente é a árvore que proporciona as peças mais interessantes, tantos nos dois tipos de galhos, um deles que por vezes são utilizados como raízes, como nos verdes e nas várias peças em castanho.

76407 The Shrieking Shack & Whomping Willow (5)

Na terceira e quarta fase passamos para o rés do chão da cabana. Aqui as coisas começam a agradar-me. Não quer dizer que com isto que temos técnicas de construção invulgares (talvez apenas o frontispício por cima da porta), mas que temos uma construção agradável, com um ou outro detalhe engraçado e que varia imenso ao ponto de nos esquecermos que estamos essencialmente a levantar paredes. Gostei muito do efeito geral tanto a nível exterior como interior. Claro que a casa é relativamente pequena e que a abertura traseira ainda continua a causar-me impressão (prefiro casas fechadas em todos os lados). Em termos de detalhes, destaque para o frontispício, para a chaminé em SNOT e para o interior espartano mas credível. Quanto às peças, nota para as peças impressas, para a quantidade apreciável de peças castanhas e em dark tan bem como para os vidros em castanho e escuro e o topo do baú que é um molde que não conhecia e dá um efeito bestial. Não se se estas duas peças são estreia!

Para as duas últimas fases resta-nos o primeiro andar da cabana e respectivo telhado. Refiro o telhado porque é mesmo uma das secções mais interessantes desta construção, principalmente as águas furtadas. Nada que seja uma novidade, mas o efeito está mesmo bem conseguido. Achei foi um pouco estranho que antes mesmo de colocar o telhado, a estrutura da fachada estivesse mesmo frágil e bastava colocar os dedos ou não se devia para soltar um par de peças. Gostei dos interiores com um bom destaque para o piano danificado e para a cama no chão e ao detalhe de este piso estar ligeiramente inclinado ao inferior. Não achei grande piada aos unicórnios brancos a fazerem de pingente de gelo já que estavam sempre a cair!

76407 The Shrieking Shack & Whomping Willow (6)

Penso que temos algum potencial de jogabilidade mesmo se esquecermos a óbvia criada pelo rochedo e pela árvore. A casa está bem equipada para servir de cenário ao que se passa (pelo menos do que me lembro) no filme.

As Peças 9/10 (boa variedade e algumas raras bem úteis)

A Construção 8/10 (agradável com alguns bons apontamentos)

O Desenho 8/10 (um bom compromisso entre o que se viu nos filmes e o brinquedo LEGO)

Jogabilidade 8/10 (um bom cenário para o que de viu no filme)

76407 The Shrieking Shack & Whomping Willow (7)

Um conjunto que cumpre bem a função de representar uma cena de um dos filmes do Harry Potter. Tem um lote de peças muito interessante e proporciona uma experiência de construção agradável. Um bom set do tema!

Conclusão 8/10

(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:08



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog