Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Tema: Harry Potter
Ano de Edição: 2022
Número de Peças/Minifigs: 1083/9
Preço LEGO®: 130€
Link Brickset: https://brickset.com/sets/76408-1/12-Grimmauld-Place
Para a minha segunda análise desta série de sete escolhi aquele que à primeira vista poderá ser o conjunto mais interessante desta vaga. Um edifício com uma fachada credível que tem a particularidade de se “abrir” para aparecer uma nova fachada a meio? Humm, a ideia é gira!
O PPP é de 12 cêntimos, pessoalmente acho caro mas é um valor cada vez mais normal nos sets licenciados. No entanto gostei imenso do lote de peças disponibilizadas. Temos uma boa distribuição entre peças básicas e peças específicas. A presença de peças Technic é quase nula e até temos direito a algumas peças incomuns/raras bem interessantes. Destaco o grande número de profile bricks 1x2 e não devo esquecer a boa quantidade de janelas que dão sempre jeito ao pessoal que gosta de construir casas. Como é também habitual neste tema, as minifigs são magníficas e excelentes para utilizar em construções, por exemplo, steampunk.
A construção é dividida em apenas sete fases que percorrem as 152 páginas de um livro com as dimensões próximas do A4. Nas duas primeiras fases construímos as fundações dos edifícios e ficamos a perceber que o mecanismo que permite o aparecimento do bloco central (eheh) é mesmo simples, mas bem eficaz. A partir daí temos a construção dos vários andares onde temos fachadas muito parecidas que podem ou não terem sido modificadas por constrangimentos causados pela decoração dos interiores. Aliás, apesar de um espaço ínfimo em cada um dos andares, é de realçar o trabalho feito pelos designers na decoração bem como no cuidado de ter algo brincável e ao mesmo tempo lembrar os filmes da série. Gostei particularmente do piano (mais um) e das pequenas camas. Durante a construção tive um dos raros percalços de faltar uma peça (uma janela cinzenta) e de ter outra a mais. Por sorte é uma peça que tenho no meu stock de peças e rapidamente substitui. Espero que tenha sido mesmo um erro fortuito já que montei acima de um milhar de sets e penso que erros destes não tenham chegado à mão cheia. Curiosamente do que tenho mais vívida memória ocorreu também num set Harry Potter, mas já há mais de quinze anos.
Como já não me lembrava desta cena (já vi estes filmes há imenso tempo) revi-a no Youtube e para meu grande espanto notei logo uma diferença. Não, não estou a falar do tamanho do edifício mas sim que a secção que aparece a meio ser basicamente da mesma cores que as laterais. Ou seja, um dos detalhes que acho mais interessante neste set (o esquema de cores), é algo que não se aplica bem ao original :)
Por fim, volto a referir que o mecanismo tem um funcionamento mesmo suave, penso que dá para sentir isso mesmo no vídeo de unboxing e speedbuilding que está no fim deste artigo.
As Peças 9/10 (excelente selecção de peças)
A Construção 9/10 (rápida e variada)
O Desenho 9/10 (apenas peca por ser pequeno)
Jogabilidade 8/10 (recheado e muitas figuras, mas pouco espaço)
O único problema deste conjunto é mesmo ser pequeno. Compreendo que não se possa fazer muito mais nesta gama de preços, mas cada vez sinto mais que o tema Harry Potter ganharia imenso se tivesse uma linha de edifícios UCS. Adorei o mecanismo simples de mover a estrutura e no geral tem um bom lote de peças
Conclusão 9/10
(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)