Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Tema: Icons
Ano de Edição: 2022
Número de Peças/Minifigs: 1222/1
Preço LEGO®: 90€
Link Brickset: https://brickset.com/sets/76989-1/Horizon-Forbidden-West-Tallneck
Horizon Forbidden quê?
Nunca tinha ouvido falar do jogo, portanto quando apareceram as primeiras imagens deste conjunto, o aspecto foi para mim uma completa surpresa.
Na altura dei uma leitura geral ao tema do jogo já que, confesso, o aspecto do bicho é muito interessante. Claro que não foi suficiente para despertar qualquer vontade em jogar o jogo (já deixei os videojogos há já algum tempo), mas isso não me impediu de ver uma história bem rica que, como muitas outras, não vai ser explorada por mim.
Portanto apreciei as imagens do set e coloquei-o de lado. No entanto, aos poucos fui cada vez ouvindo mais reacções positivas o que me fez olhar ainda mais atentamente. Durante uma das várias conversas soltas com o Venceslau Teixeira, colega na C0937, ele ofereceu-se para emprestar-me o seu Tallneck para eu analisar, oportunidade que não deixei escapar.
O conjunto tem um preço por peça de 7,3 cêntimos, o que faz arregalar o olho já que é um produto licenciado. Claro que devemos ter em conta que a percentagem de peças pequenas é apreciável. No entanto há que referir que é um Icons que não ultrapassa a barreira dos 100 euros, coisa que infelizmente a LEGO ultrapassa cada vez mais. Em termos de peças não consigo deixar de falar da espetacular minifig que está mesmo a pedir para ser transportada para MOCs. Seja a minifig inteira, seja qualquer uma das partes que a compõem. Há algumas peças exclusivas interessantes. No entanto, algumas delas são, com certeza, novas referências de peças que já existiam. Destaco as peças que compõem a superfície, a pouca vegetação e miríade de peças básicas ou semi-básicas que fazem com que este Tallneck tenha uma presença única.
Única porque, fora algumas peças technic que suportam as secções mais finas, é tudo conseguido com peças relativamente comuns colocadas de forma a segurarem-se entre si. Para isso é utilizado SNOT q.b. tanto como forma de obter efeitos estéticos como de solidez da estrutura. Que bem precisa já que a forma do bicharoco é propícia a pontos fracos.
Aliás, é essa mesma forma que torna este set incomum. Acredito que o designer tenha tido algumas dores de cabeça para cumprir os parâmetros de estabilidade e robustez normalmente exigidos pela LEGO, para poder conseguir aproximar-se da figura original. Isso faz com que este set tenha o seu quê para além do tema.
Quanto à construção, as primeiras 3 fases são dedicadas à base. Algum SNOT para conseguir chegar ao formato oval e uma boa dispersão de cores fazem com que a base esteja muito bem conseguida. Gosto também da colocação de várias tiles para diminuir o ruído criado pelos studs. As 5 fases restantes são, como seria de esperar, dedicadas ao Tallneck propriamente dito. Começamos pelo torso, membros inferiores, pescoço, cabeça e depois alguns detalhes. A construção, como refiro acima, envolve SNOT e muitas peças semi-comuns. Não posso dizer que fiquei surpreendido com qualquer das fases, mas confirmo que a experiência é sempre fluida, mesmo quando temos que construir secções em espelho.
O resultado final é, acima de tudo, imponente. As dimensões do Tallneck são reforçadas tanto pela sua fisionomia “magricela” como pela presença da minifig que lhe dá uma escala. Vi algumas imagens do original e creio que o trabalho do designer é impecável. Conseguiu que a construção esteja perfeitamente reconhecível sendo suficientemente estável e ainda brincar com algumas peças interessantes. Tudo isto por menos de 100 euros.
As Peças 9/10 (bom lote com algumas preciosidades)
A Construção 9/10 (fluida)
O Desenho 10/10 (excelente compromisso entre o original e as peças LEGO)
Jogabilidade 8/10 (essencialmente para expor)
O maior feito deste conjunto é estar abaixo da fasquia dos 100 euros e mesmo assim cumprir todos os requisitos para um bom Icons. Boa experiência de construção, lote de peças variado e interessante e um bom efeito na prateleira.
Conclusão 9/10
(um obrigado ao Venceslau por este oportunidade!)