Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Tema: Monkie Kid
Ano de Edição: 2021
Número de Peças/Minifigs: 774/5
Preço LEGO®: 69.99€
Link Brickset: https://brickset.com/sets/80021-1/Monkie-Kid-s-Lion-Guardian
Ora aqui está o quarto conjunto da série e provavelmente aquele que achei mais chinês de todos eles. Ou não fosse este veículo(?) uma versão gigante dos fatos de fantasia da Dança do Leão. Mas a maior expectativa deste set está mesmo relacionada com a difícil tarefa de fazer esquecer o sucesso do 80020.
A construção é dividida entre dois livros com a mesma dimensão, o primeiro com 92 páginas e o segundo com 172. O primeiro está dividido em duas fases onde começamos por construir uma pequena loja de máquinas de jogos onde se nota imenso a dependência dos autocolantes. A construção não tem nada digno de nota e o realce desta fase vai mesmo para os cantos para telhados orientais (6338499) que ficam lindamente ao lado das 6328095 que já tínhamos visto no modular deste ano. Para a quantidade de conjuntos orientais que saíram nos últimos anos, até admira estas peças não terem saído mais cedo. O outro destaque desta fase para para uma das máquinas que consegue (bem, mais ou menos) ser funcional ao conseguir-se retirar as nano-figuras do interior. Estranhamente não é o único conjunto desta série que tem máquinas de arcada. Será que ainda são populares na China?
A segunda fase é dedicada aos vilões de serviço. Uma habitual e diferente bot-aranha, um vilão com uma potente arma e equipado com o habitual ninho e peruca com trança à mau e por fim uma aranhola que serve de pedestal à rainha-má.. Spider Queen. Nada de outro mundo, mas ficamos com várias unidades da nova peça de ângulo com bar holder + clip.
O segundo livro é dividido em quatro fases que são inteiramente dedicadas ao.. não sei como chamar, mech?. Mas deve ser um mech de alguma forma já que claramente possui um lugar de controle e armamento. Ou se calhar é uma espécie de robô que pode ser montado. Não importa e julgo que para os miúdos isso também não importe muito.
A construção é engraçada já que possui imensos detalhes, imensos apêndices e praticamente todas as cores do arco-íris. Penso que o efeito pretendido foi conseguido só que pessoalmente achei o resultado confuso e um pouco difícil de manejar sem desmontar qualquer coisa. Achei piada ao mecanismo que acciona a mandíbula inferior e a forma simples como se abrem os compartimentos dos canhões. Sim, aqueles discos brancos impressos com uma qualquer referência chinesa são lindíssimos. As bandeiras fabricadas com um material realmente dourado também são de matar. À primeira vista foi provavelmente aquilo que mais encantou o meu filho.
No geral também acho que está um pouco desproporcional já que a parte da frente do leão é bem mais volumosa que a traseira. Para este efeito também ajuda a presença de dois grandes canhões laterais.
Apesar de um PPP de cerca de 9 cêntimos, acho que a dimensão da construção fica um pouco aquém do esperado para um set de 70 euros. Talvez porque tanto a sala de máquinas como a aranhola criem o seu próprio volume e numa análise mais superficial não são tidos em conta. De qualquer forma, aconselho a dar uma vista de olhos ao vídeo de Abrir e Montar que se encontra no fim do artigo (se não quiserem vê-lo todo, podem sempre saltar para o início de cada fase) para verem as peças que mais me chamaram a atenção.
Ahh, pode ter sido problema apenas da minha cópia, mas o meu livro de instruções tinha várias zonas mal impressas. Nada que afetasse a experiência de construção, mas de qualquer forma achei estranho já que nunca tinha visto algo assim na LEGO.
As Peças 7/10 (boa selecção mas sem se destacar dos demais sets do tema)
A Construção 8/10 (variada e com vários detalhes)
O Desenho 7/10 (demasiado espalhafatoso para o meu gosto)
Jogabilidade 7/10 (não senti nada de especial e foi dos mais ignorados da série pelo meu filho)
É um bom set, mas que não se destaca em relação aos demais sets do tema. Muito colorido e com alguns detalhes e peças interessantes. A quantidade de apliques pode dificultar a brincadeira já que facilmente são desmontados.
Conclusão 7/10
(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)