Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Review: LEGO 80022: Spider Queen's Arachnoid Base

por baixinho, em 25.02.21

80022 Spider Queen's Arachnoid Base 01

Tema: Monkie Kid

Ano de Edição: 2021

Número de Peças/Minifigs: 1170/6

Preço LEGO®: 99.99€

Link Brickset: https://brickset.com/sets/80022-1/Spider-Queen-s-Arachnoid-Base

Estes grandes conjuntos dedicados aos vilões sempre me intrigaram já que penso que a maior parte dos miúdos apenas tem um grande set de vez em quando. Se isso for verdade e se gostarem de um determinado tema, não será natural comprar algo relacionado com os bons? Sendo assim, este tipo de set, será sempre uma segunda escolha o que me faz perguntar porque é que a LEGO os lança. Provavelmente estou errado e vendem que nem farturas numa romaria.

O bicho mesmo na fotografia da caixa é imponente, falta perceber se justifica ser escolhido. Foi com isto em mente que o comecei a montar.

80022 Spider Queen's Arachnoid Base 02

A construção decorre ao longo de nove fases que se dividem em dois livros de instruções (+-A4) com 132 e 140 páginas respectivamente. Na primeira fase ainda construímos aquela ridícula nave-bastão nas primeiras folhas, mas mal nos apercebemos já estamos a construir a aranha grandalhona. 

80022 Spider Queen's Arachnoid Base 03

80022 Spider Queen's Arachnoid Base 04

80022 Spider Queen's Arachnoid Base 05

São fases onde intercalamos secções mais system com secções inteiramente technic, o que fez perguntar-me se este não era um set Technic? Já estou habituado a sets onde a estrutura central é em technic para assim ser mais robusta e aguentar as brincadeiras dos miúdos. No entanto neste conjunto isso é levado ao extremo já que chega a haver sacos onde temos que procurar por peças que não sejam technic.

80022 Spider Queen's Arachnoid Base 06

Curiosamente as peças que são para mim novidade são ambas technic. É um brick 1x1 com buraco para um eixo (novidade deste ano) e uma peça semi-esférica que serve de roda e que tem a vantagem que facilmente desliza no eixo perpendicular à sua direcção. 

80022 Spider Queen's Arachnoid Base 07

Depois de construído o set há que referir que o efeito é imponente, não só pela dimensão, mas também pela forma bastante proporcional com que a aranha foi representada. São utilizadas técnicas bem interessantes tanto para a construção do abdómen como da própria cabeça. Esta última consegue colocar peças na diagonal de uma forma que não conhecia e que resulta muito bem. Técnica que poderia fazer parte de um qualquer catálogo de técnicas avançadas :)

80022 Spider Queen's Arachnoid Base 08

Existem também outras técnicas de construção interessantes ao longo da montagem (como por exemplo a colocação de plates 1x1 com clip no cimo para que umas bandeiras não saíssem do sítio), no entanto não chega para compensar vários trechos de construção technic e onde fui levado ao desespero na construção de 6 das 8 patas (sim, esta aranha tem finalmente oito patas) onde vários passos semelhantes foram repetidos as seis vezes.

80022 Spider Queen's Arachnoid Base 09

No entanto e apesar do aspecto imponente e assustador, fiquei desencantado com praticamente tudo o resto. O interior do abdómen só é parcialmente acessível e aqueles tubos todos das partes inferiores das peças dão-lhe um ar de mal acabado e feio. A tal base é minúscula e, talvez por não ter colado muitos dos autocolantes, não tem mesmo aspecto de sala com funções de comando ou de qualquer outra coisa. Fiquei intrigado também pelo acesso difícil a um dos compartimentos centrais e a prisão só serve mesmo para colocar lá uma minifig e mais nada já que o acesso também é difícil.

80022 Spider Queen's Arachnoid Base 10

Graças ao technic todo a construção é bem robusta mas fica sempre a pergunta, é preciso tanto (tanto em peças como em técnicas rebuscadas de construção) para um brinquedo para os miúdos?

80022 Spider Queen's Arachnoid Base 11

Atenção que a pergunta é transversal à maior parte dos conjuntos LEGO direccionados aos mais novos. No meu local de trabalho vejo (bem, com a pandemia é mais “via”) imensos miúdos a brincar com LEGO e notei que a maior parte deles só liga ao aspecto numa primeira fase, depois o que quer é brincar e fazer modificações. Se os sets são complexos, a maior parte das vezes a faceta do modificar adicionando funções ou retirando partes, simplesmente não acontece. É por isso que creio que a longevidade da jogabilidade de um set Creator é muito maior que da maior parte dos sets temáticos.

De qualquer forma o Artur achou imensa piada ao gadget para mover as patas dianteiras.

As Peças 7/10 (algumas boas peças, mas imensas peças technic)

A Construção 6/10 (bons pormenores mas com demasiadas secções inteiramente technic)

O Desenho 8/10 (imponente por fora, fraco por dentro)

Jogabilidade 8/10 (uma base dos maus que se parece com uma aranha, wow!)

80022 Spider Queen's Arachnoid Base 12

A ideia é gira mas acho que no fim da construção a pergunta que fica é se é um set technic. Tem bons pormenores e o aspecto exterior é fantástico. No entanto a nível de interiores é muito fraco e com poucas opções de jogabilidade.

Conclusão 7/10

(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:03


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog


subscrever feeds