Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Tema: Ideas
Ano de Edição: 2020 (reedição do 21309 de 2017)
Número de Peças/Minifigs:1969/-
Preço LEGO®: 129.99€ (menos dez euros na Alemanha)
Link Brickset: https://brickset.com/sets/92176-1/NASA-Apollo-Saturn-V
Este foi outro Ideas que deixei escapar e que para grande prazer meu (e raiva dos especuladores de sets) a LEGO decidiu relançar. Não, eu não me interesso por ter uma referência diferente, a caixa vai para a reciclagem e ainda não sei o que fazer com as instruções… provavelmente terão o mesmo caminho. O set, esse já tem lugar reservado numa das estantes da minha futura LegOficina ao lado de outros sets dedicados à exploração espacial. Bem, na verdade eu sei que o quero por algures, ainda não sei bem como...
Aliás, este foi, talvez, um dos pontos em que tornou a experiência de construção deste set diferente da grande maioria dos últimos sets que montei. Eu já tinha decidido que este set não é para desmontar e assim a atenção que dei às 1969 peças (sim, também o ano do lançamento) que o compõe foi diferente.
Primeiro não me importei muito com o excelente PPP de 6.6 cêntimos que está praticamente ao nível dos sets Classic que, na sua maioria, são constituídos apenas por peças básicas. Apesar de não ter qualquer minifigura (que tem um custo de produção relativamente alto), não encontro grandes justificações para este preço baixo. Também não dei muita atenção à quantidade apreciável de peças exclusivas já que muitas são-no devido às impressões. Por outro lado a quantidade monumental de slopes curvas já foi apreciada…
Mas se as peças não me chamaram grandemente a atenção, a experiência de construção foi outra história. É que a superfície monótona deste foguetão tinha tudo para apontar para uma construção também monótona. Desenganem-se, a construção é um festival de técnicas para que as várias secções do Saturn V se aproximem ao máximo da forma cilíndrica. É que não é apenas conseguir quatro faces e que depois são “curvadas” com recurso a slopes curvas. Na verdade a maior parte do foguetão é constituída por 8 faces e existem mesmo secções (as que têm as tiles 1x2 em grelha) que sobem a parada para 16 faces! A forma como estas coisas são conseguidas é algo que só consigo classificar como engenharia artística.
Claro que a construção não são só pontos altos. Existem várias secções que são repetidas ou mesmo muito parecidas, no entanto isso é minimizado pelo facto de que realmente vemos o foguetão a crescer a alta velocidade tendo em conta tudo o que se passa dentro dele. Não cronometrei, mas creio que a construção não tenha chegado às três horas e o resultado é… enorme.
Sim, a melhor palavra para descrever este set é “enorme”. Mas além de enorme, os designers tiveram o cuidado de colocarem todos os detalhes possíveis para que a superfície fosse tudo menos monótona. Temos as grelhas, impressões, painéis, barras, etc para que o resultado fosse tudo menos liso. Isso além de tornar a experiência de construção mas diversa, fez com que o resultado ficasse imensamente mais realista e vistoso.
Gostei também da inclusão do módulo lunar e do módulo de comando (o tal que não me lembrava do nome no vídeo que está no fim do artigo). Podem não ser miniaturas lá muito detalhadas, mas cumprem na perfeição o seu efeito. Apesar daqueles dourados no módulo lunar ficarem ainda piores quando ao lado daquelas gloriosas cheeses em dourado metálico. Ahh, uma última palavra para aqueles suportes um pouco desinspirados… Sim, apenas desinspirados.
Se tiverem curiosidade em relação às diferenças entre este set e o original, podem ler este artigo no Brickfanatics que está num português um pouco manhoso. :)
As Peças 7/10 (muitas slopes curvas!!)
A Construção 10/10 (engenharia elevada a arte)
O Desenho 9/10 (extremamente fiel)
Jogabilidade 9/10 (imponente para ser exposto)
Este é um conjunto perfeito para os entusiastas da exploração espacial. Proporciona uma excelente experiência de construção que resulta numa construção com um aspecto realista, imponente e majestoso.
Conclusão 9/10
(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)