Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Review: The LEGO Ideas Book, New Edition

por baixinho, em 31.08.22

The LEGO Ideas Book, New Edition (1)

Já algum tempo que não analisava um livro e sinceramente, sabe bem algo diferente de vez em quando. Esta é a nova edição do The LEGO Ideas Book de 2011, livro que conheço e que achei bastante interessante na altura já que pegava em construções de alguns AFOLs (entre outras) e mostrava ideias do que se pode fazer com peças LEGO com recurso a imensas imagens, ideias, anotações, conselhos, etc. Este livro faz o mesmo, mas com novos modelos e com um formato mais moderno e actual.

As 200 páginas deste livro com capa dura possuem um colorido muito agradável devido às excelentes fotografias que ilustram as construções. Além do texto descritivo, temos direito a várias legendas de pontos-chave, resumo da construção, dicas, pequenos desafios, etc. Tudo isto torna cada página num excelente manancial de ideias que nunca se devem limitar ao que está exposto. 

The LEGO Ideas Book, New Edition (2)

É exactamente este ponto que destaco (e também o faço no vídeo abaixo). O livro deve ser encarado como um ponto de partida e não como um vulgar livro de instruções de um set. As fotografias são excelentes na forma como mostram as construções e as maiores ou mais complexas tem sempre algumas imagens a mais com secções ou cortes. Tendo as peças todas, penso que qualquer um conseguiria montar todos os modelos do livro. Mas como devem imaginar, isso é difícil (e nem é essa a ideia) e por isso o livro vinca várias vezes para o olharmos como um conjunto de inspirações ou orientações. 

The LEGO Ideas Book, New Edition (3)

Inspirações e orientações que varrem imensos temas com uma variedade de estilos e técnicas espectacular. Confesso que não li/vi todas as páginas, mas nas que vi havia sempre algo novo para digerir.

Claro que uma boa parte das referências são infanto-juvenis. No entanto, e como referi acima, as ideias propostas devem ser vistas como pontos de partida e portanto podem ser encaminhadas para algo mais ao nosso gosto. Mas mesmo assim há várias páginas que, com certeza, irá agradar o pessoal mais velho já que refere temas mais próximos de nós ou contém técnicas de construção que nos desperta mais a atenção.

The LEGO Ideas Book, New Edition (4)

Apesar de 90% do livro serem este tipo de páginas com construções que servem de ponto de partida, há outras páginas que apesar de representarem uma pequena parte do livro, devem mesmo assim serem referenciadas. Falo da introdução que indica excelentes práticas para começarmos a construir MOCs e de alguns cuidados que devemos ter. No fim do livro temos entrevistas a AFOLs que colaboraram de alguma forma com o livro, entrevista a dois designers da LEGO e uma resumida, mas excelente para noviços, lista de tipos de peças para começar-se a categorizar e reconhecer os tipos, nomes e, principalmente, potencialidades! 

Ahh, aqui ficam duas construções que o meu filho fez, inspirando-se nas páginas mostradas. Sim, ainda estou embebecido com o bárbaro que ele fez a partir do super-entregador-de-pizzas!

The LEGO Ideas Book, New Edition (5)

The LEGO Ideas Book, New Edition (6)

Este é um livro que pode facilitar o início da construção livre e original que muitas vezes assusta alguns AFOLs. No geral poderá parecer algo infanto-juvenil, mas garanto que a grande maior parte das ideias propostas podem facilmente ser passadas para um ambiente interessante para os AFOLs. É uma excelente referência e imensamente agradável de ler e folhear à procura de ideias!

Conclusão 9/10

(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:30



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog