
Referência: 10020
Nome: Santa Fé Super Chief
Tema: Trains
Ano de Edição: 2002
Número de peças: 426
Preço LEGO®: 39,99€
Dados de Compra (local, preço e data): Shop@Home, 32,00€ mais portes em Janeiro de 2006
I
nstruções: Pequeno livro com quase o tamanho A5, 64 páginas. O mesmo livro contém instruções adicionais para a adaptação ao motor (
5300) e lâmpada (
3748).
Autocolantes: Sim
Modelos alternativos: Não
Links: Brickset,
FotosOs minifigs:Dois minifigs com vestimenta dos Transportes Ferroviários LEGO. Tudo peças comuns à excepção do boné vermelho que, nos últimos anos, foi exclusivo em conjuntos Trains ou na saqueta
Headgear. Pena que a LEGO ao editar um conjunto direcionado para coleccionadores não tenha apostado um pouco mais nos minifigs.
5/10As peças:O preço por peça dá um pouco mais que 9 cêntimos, o que até nem é muito caro para um conjunto exclusivo (nem tanto) da Shop@Home. Pena, pelo menos para os portugueses, que teremos que adicionar sempre o valor dos portes.
A escolha de peças é óptima, porque além das peças específicas de comboios, praticamente todas as outras são de utilização fácil. De realçar algumas peças exclusivas que, para mim, são óptimas para vários tipos de MOCs. Realço a "
Panel 1 x 2 x 2 with Red Portal Pattern" que esteve mesmo para ser utilizada no meu
A2. Esta é uma das peças exclusivas e de fácil utilização.
Este
set foi produzido antes de 2004, portanto vem com cinzas antigos.
9/10A construção:Este
set foi um dos primeiros da LEGO a utilizar claramente a técnica SNOT. Outro pormenor a salientar é o desenho bem conseguido do boogie dianteiro.
A construção é sólida, sendo as portas de acesso ao motor e o tecto as únicas partes “mexíveis”.
A inclusão de instruções e peças para adaptar um motor e lâmpada é excelente!
8/10O desenho:Pode-se considerar este conjunto como um marco na história da LEGO. Foi um dos primeiros
sets, na escala minifig, produzido especialmente para adultos. Foi dada mais ênfase aos detalhes estéticos e deixado para segundo lugar a jogabilidade. Ou seja, o 10020 é um conjunto para ver (a andar) e não para brincar.
Também houve algum cuidado na construção do interior. Pormenores como o motor e a cabine do maquinista estão minimamente bem conseguidos.
O Santa Fé Super Chief é facilmente reconhecível, o que ajudou imenso ao reconhecimento do hobbie "comboios LEGO" junto das comunidades de entusiastas de comboios em miniatura.
10/10A jogabilidade:A jogabilidade não foi, de certeza, um parâmetro de importância no desenho do Santa Fé. Mas o pormenor de haver instruções para adicionar o motor e lâmpada já garantem algum divertimento aos mais jovens. Mas ver também é brincar...
6/10A conclusão:O 10020 é praticamente obrigatório em
layouts de cidades/comboios e indispensável em colecções de AFOLs. Não sei como demorei tanto tempo a comprar, mas valeu a pena a espera porque comprei em promoção e em dois poupei 16 euros :) .
Noto que o objectivo do Santa Fé não é a brincadeira, mas mais a apreciação num
layout ou numa prateleira, e nisso aproxima-se da perfeição.
O 10020 foi, também, a primeira experiência da LEGO em conjuntos direccionados para adultos à escala minifig. Utilizou mesmo a estratégia de numerar os primeiros 1000 para aguçar o interesse dos coleccionistas. Além disso, os 10 primeiros foram leiloados através do
eBay chegando o primeiro a ultrapassar os 2000 dólares.
9/10LBaixinho