Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Sets DUPLO em review (parte 10: balanço final)

por baixinho, em 02.04.18

LEGO DUPLO

Encarei este desafio de fazer uma análise de conjuntos DUPLO como uma oportunidade de não só conhecer o que a LEGO anda a fazer para os mais novos mas também de perceber como funcionava uma série de reviews de sets de um mesmo tema. Queria perceber até que ponto os conjuntos funcionam entre si e se há valorização na aquisição de um tema completo.

Além disso não foi de descartar a hipótese de perceber como os conjuntos funcionavam com o público alvo, já que o meu filho Artur está perto do limite inferior da faixa etária aconselhada.

Ficam, então, aqui algumas conclusões sobre esta série de reviews:

- Interessante verificar que, pelo menos na generalidades destes conjuntos, a quantidade de peças básicas é boa. No entanto isso não quer dizer que os outros tipos de peças foram menosprezados. Minifigs q.b., acessórios e animais com fartura e a presença de veículos é a necessária. Por outro lado - e ainda bem - há falta das grandes mono-peças que a LEGO utilizava com alguma frequência em conjuntos DUPLO nas décadas passadas.

Claro que isto resulta em conjuntos menos imponentes e com, talvez, menor jogabilidade, no entanto muito mais ricos em possibilidades de construção que na realidade é o âmago do brinquedo LEGO.

- O Artur herdou algumas das peças e veículos DUPLO da irmã (a maior parte foi dado nos entretantos) e, antes desta série de sets, teve dois conjuntos DUPLO (um muito grande e outro bem pequeno) e mais alguns animais soltos. O resultado disto tudo é uma quantidade generosa de peças o que lhe dá meios não só para construir várias coisas (em arco-íris, claro) bem como uma jogabilidade bem interessante. No entanto por vezes pergunto-me se não será uma quantidade exagerada. Se por um lado a fartura de peças dá a possibilidade do Artur ter meios de construir quase tudo o que entender, por outro lado essa mesma fartura de peças pode diminuir a capacidade de improvisação e desenrasque, qualidades necessárias quando temos pouco peças e excelente para aguçar a imaginação. A verdade é que lembro-me que quando era pequeno eu conhecia todas as peças que tinha e ao construir sabia com o que podia contar. Sei que o Artur nesta altura não tem essa capacidade, mas pergunto-me se com esta quantidade de peças isso poderá ficar comprometido no futuro. Para já fica no ar a possibilidade de doação de alguns dos conjuntos ou peças agora.. Que, de alguma forma, irá acontecer quando o Artur deixar de brincar com peças DUPLO.

- É inegável que ter vários conjuntos de um mesmo tema valoriza imenso os próprios sets. A série da quinta é um bom exemplo disso, onde os quatro conjuntos funcionam muito bem juntos sem se mostrarem redundantes. Claro que este exemplo pode não ser indicativo para todas as séries da LEGO, no entanto é bom pensar que, pelo menos neste tema, a empresa pensou nisso.

- Foi agradável ter um desafio de vários reviews seguidos, algo que já não fazia há já alguns anos. Além disso foi excelente fazê-los tendo em conta a reacção do Artur aos mesmos.


Espero repetir esta experiência de reviews em série em breve.

 

parte 1: 10812 Truck & Tracked Excavator

parte 2: 10813 Big Construction Site

parte 3: sinergias entre o 10812 e o 10813

parte 4: 10864 Large Playground Brick Box

parte 5: 10870 Farm Animals

parte 6: 10868 Farm Pony Stable

parte 7: 10867 Farmers’ Market

parte 8: 10869 Farm Adventures

parte 9: Sinergias dos sets da quinta

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:15



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog