Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Tema: DUPLO
Ano de Edição: 2016
Número de Peças/Minifigs: 67/3
Preço LEGO®: €64,99
Link Brickset: https://brickset.com/sets/10813-1/Big-Construction-Site
Depois do sucesso do 10812, foi natural a segunda escolha do Artur. Este conjunto de 65 euros* tem possui alguma variedade de peças, três operários e várias ferramentas, mas as atenções centram-se no grande camião, na gigantesca grua e no tractor de lagartas. A caixa ao trazer a garra de “fora” é extremamente apelativa. Aliás, o Artur não descansou enquanto não viu a garra a funcionar.
À semelhança do conjunto anterior, os veículos são simples de construir e bastante resistentes. Fiquei agradavelmente surpreendido pela estabilidade da grua.. Apesar de achar que poderia ser um pouco mais alta.
O Artur começou logo a brincar com a grua mal esta ficou pronta. Leva peça para dentro do camião, para o topo do edifício, etc. Não parou ao longo de uns 20 minutos. Interessante verificar que para o Artur era importante que as peças ficassem presas na garra e não se soltassem quando eram transportadas pela grua. Outro pormenor (à semelhança do 10812) foi observar que o Artur tentava não levantar a grua para realizar as suas operações. O que passado algum tempo levou a que lhe acrescentássemos mais um andar já que o balde do camião é relativamente alto.
O camião como tem um balde maior rapidamente tomou o lugar do camião do 10812. Pessoalmente achei muito interessante o facto que o reboque tem duas posições. A primeira onde ele fica fixo e funciona praticamente como uma expansão do camião, a segunda em que fica solto e assim é realmente um reboque.
O tractor não captou a atenção do Artur como eu estava à espera. Serve para limpar o “caminho” de peças e pouco mais. De notar que a peça central é a mesma do 10811 e portanto juntando as peças do 10812 dá para fazer uma retro-escavadora.
Mais uma vez penso que o número de peças básicas poderia ser um pouco superior. Apesar de permitirem construir um pequeno edifício, revelam-se insuficientes para fazer muito mais que isso se apenas tivermos este set.
As sugestões da parte de trás da caixa ou do livro de instruções revelam-se excelentes para começar novas construções. É normal o Artur andar a tentar construir sempre coisas diferentes e não se ficar pela proposta principal.
Instruções que, infelizmente, vinham muito amarrotadas e que até o próprio Artur confirmou com um “estão estragadas papá”!
As Peças 9/10 (mais algumas e ficaria perfeito)
A Construção 9/10 (algumas dificuldades, mas bem simples)
O Desenho 9/10 (nada a apontar, excepto que daria jeito mais algumas peças soltas)
Jogabilidade 9/10 (dois veículos, uma grua e três operários atarefados mas a necessitar de mais peças para o preço que se paga)
O 10813 Big Construction Site é um conjunto que oferece, por um preço razoável, oportunidade de recriar um estaleiro de obras. Tem tudo o que é necessário para horas de brincadeira mas fica excelente com a adição de peças soltas de outros conjuntos.
Conclusão 9/10
(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)
*Este conjunto custa apenas 50 euros na Alemanha. Poderia aqui discorrer sobre as razões (válidas ou não) da LEGO para fazer esta diferença (substancial) de preços, mas não o vou fazer. Apenas destaco a diferença para assim terem em atenção que podem comprar mais barato!
Índice de reviews DUPLO:
parte 1: 10812 Truck & Tracked Excavator