Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Tema: Star Wars
Ano de Edição: 2019
Número de Peças/Minifigs: 279/3
Preço LEGO®: 29.99€
Link Brickset: https://brickset.com/sets/75258-1
A sétima análise desta série recai novamente num conjunto Star Wars, no entanto desta vez um mais “adulto”. Este Anakin’s Podracer pretende ser um conjunto comemorativo do vigésimo aniversário dos primeiros sets LEGO Star Wars, razão para trazer um minifig do Luke Skywalker igual ao que apareceu em 1999 (vamos lá ignorar o lightsaber) e uma pequena introdução no livro de instruções. Sobre esta comemoração e respectivos conjuntos, estou tentado a escrever um artigo mais tarde.
Para não fugir à ordem normal das coisas, começo pelas peças. Os quase onze cêntimos de PPP não me abalam tanto já que estamos na presença de um produto licenciado. Temos a presença de algumas peças exclusivas, nomeadamente componentes dos minifigs. Destaco o cabelo da Padme Naberrie que é bem mais interessante que a versão original. Devo também destacar as três unidades da beam 15 em trans-clear (50688) que apenas tinha visto a luz do dia num set também com podracers (7962).
De qualquer forma a variedade de peças é muito baseada em peças específicas o que torna difícil a utilização noutros contextos. No entanto devo referir que muitas dessas peças são muito interessantes. Por exemplo as doze unidades da beam 1 18654 em castanho, as seis unidades das pás amarelas (14137) (sim é esquisita, mas cheguei a utilizar várias num dos meus primeiros MOCs há uns bons dezoito anos atrás), as fenomenais quatro unidades da espada dos orcs (10050) e sem esquecer uma unidade das pernas curtas (37364) em preto que dá sempre jeito.
A construção divide-se em três fases ao longo de um livro de oitenta e quatro páginas. Primeiro construímos o pod e o suporte, depois o motor direito e por fim o motor esquerdo. Apesar de vários componentes em technic, a construção é deveras interessante e cheia de pormenores de encher o olho. Gostei particularmente dos detalhados motores que não são inteiramente simétricos. O desenho é, claro, muito semelhante ao podracer lançado em 2011, mas existem muitas melhorias principalmente no nível de detalhe dos motores. Aliás, devo frisar que apesar de no livro de instruções haver a comparação com o set 7131 de 1999 mostrando a evolução de 20 anos, a verdade é que não se deve ignorar o 7962 desta equação. Ainda quanto ao design devo referir que apesar de ser apresentado como evolução, a forma como se segura a combinação do pod e dos motores continua a ser muito insatisfatória. Não, não consigo imaginar uma melhor, mas definitivamente aquelas beams transparentes cheias de buracos mais uma catrapada de pins e afins nada transparentes não ficam cá muito invisíveis.
A jogabilidade resume-se a uns swooosh e sinto falta do Jar Jar para ser electrocutado...
As Peças 8/10 (boa variedade com algumas peças muito úteis)
A Construção 9/10 (rápida e com apontamentos interessantes)
O Desenho 8/10 (bons pormenores mas com um suporte que a mim me desagrada)
Jogabilidade 7/10 (swooosh e pouco mais)
É um set comemorativo que não é propriamente um marco (nem o original foi). Bons pormenores tanto em peças como em técnicas de construção, mas como um todo precisava de algo mais para chegar à excelência.
Conclusão 8/10
parte 2: 70832 Emmet’s Builder Box!
parte 3: 75235 X-Wing Starfighter Trench Run
parte 4: 70419 Wrecked Shrimp Boat
parte 5: 70420 Graveyard Mistery
parte 6: 42092 Rescue Helicopter
parte 7: 60223 Harvester Transport
(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)