Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Sobre Mim

por baixinho, em 01.01.20

O meu nome é Luís Viriato Baixinho da Silva mas por motivos óbvios sempre fui conhecido por apenas Luís Baixinho. Nasci em Moçambique há quarenta e muitos anos e vivi desde muito novo e até há bem pouco tempo em Vila Praia de Âncora, uma pequena vila no litoral norte de Portugal. Neste momento vivo em Infesta, uma pequena freguesia do concelho de Paredes de Coura, onde trabalho. Tenho dois lindos filhos com os quais adoro brincar e, também, partilhar de alguma forma este hobby.

Academicamente estou ligado às TIC. Fui professor dessa área durante vários anos onde leccionei várias disciplinas em todos os graus do ensino obrigatório (desde o primeiro ciclo até ao secundário). Quem é professor na área sabe bem a multiplicidade que as várias matérias proporcionam o que obriga a uma constante atualização de conhecimentos. Neste momento como já não lecciono, vou mantendo-me minimamente informado das novidades que vão aparecendo.

O meu tempo disponível não é todo investido no hobby LEGO. Gosto de ficção científica na forma de literatura, banda desenhada, cinema e séries de TV. Gosto de fazer umas boas caminhadas, principalmente se rodeadas de natureza e se houver uma geocache para fazer no fim, melhor. Gosto de dar umas voltas de auto-caravana visitando locais sejam ligados à natureza ou à cultura humana, visitas que vou intercalando por alturas dedicadas simplesmente ao descanso. Gosto de ouvir música, sem seguir um estilo em especial. Por norma o momento e o estado de espírito decidem a banda sonora do dia. Apesar de gostar de ter os meus momentos a sós, gosto também de conviver e ter a oportunidade de ter boas e longas conversas. Jogava também muito no computador, principalmente jogos de estratégia tipo o Civilization. Nos últimos anos deixei de o fazer para dedicar esse tempo apenas aos jogos de tabuleiro moderno. Não consigo recusar uma sessão de jogo de tabuleiro seja de algo mais complexo como o Terraforming Mars, algo mais simples como o Carcassonne ou até alguns mais para o divertido como o Dixit Odissey.

Quanto ao LEGO, brinquei imenso quando criança e por ter poucos conjuntos, fartei-me de fazer construções minhas (MOCs). Ora eram baseadas em algo que vi, ora eram coisas originais e muitas vezes serviam de base (pontes, aviões, edifícios, etc) para outros brinquedos. Como é vulgar, deixei de brincar com peças LEGO na adolescência, mas mantive o interesse em pelo menos ir espreitando os catálogos. Foi aí que em 1999 descobri que a LEGO iria lançar conjuntos Star Wars. Comecei então a comprar conjuntos LEGO outra vez, no início no intuito de coleccionar e construir algumas coisas originais. Mas aos poucos foquei o hobby na segunda faceta.

Em 2001 fundei, em conjunto com o Pedro “El Gordo” Silva e com o José “ups” Sá, a PLUG que abandonei em 2006. Em 2005 criei este blog em conjunto com a Tânia, que participou activamente até 2010. Também em 2005 fui nomeado como LEGO Ambassador para o segundo ciclo e no semestre seguinte (já em 2006) para o terceiro ciclo. Em 2006 fundei o Fórum 0937 com o Pedro e com a Tânia que daria mais tarde origem à Comunidade 0937

Neste hobby já fiz imensas coisas. Tantas que acho impossível recordar tudo. Coleccionei, construí em diversos temas e estilos, ajudei a organizar eventos, escrevi artigos para revistas, criei programas informáticos, dinamizei workshops, organizei concursos, visitei e participei em eventos noutros países, participei em concursos nacionais e internacionais (cheguei a vencer alguns), participei em projectos secretos da LEGO, dei entrevista em rádios, jornais e na televisão, fui LEGO Ambassador, administrei e moderei fóruns e páginas, utilizei peças LEGO na sala de aula, etc.

Tantas coisas que neste momento as peças LEGO são parte integrante do meu trabalho. Desde Novembro de 2018 sou o coordenador da Caixa de Brinquedos em Paredes de Coura.

Este é um espaço que é de certa forma uma consequência dos eventos que a Comunidade 0937 realizou e realiza na vila de Paredes de Coura. Aberto durante todo o ano, tem duas grandes valências, a lúdica e a pedagógica, que se misturam graças às peças LEGO. Sendo assim, entre muitas outras tarefas, idealizo, executo e faço a manutenção de atividades para o público em geral como também preparo atividades para grupos escolares onde posso ou não incluir conteúdos programáticos de várias disciplinas.

No fundo penso que as peças LEGO vão sempre acompanhar-me, exactamente como gostar de ler Ficção Científica e ouvir Pink Floyd.

(fotografia de Omar Rottoli)

(versão original deste post aqui)

Recognized-LFM_cmyk_Black_V_2019.png

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:18



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog