Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
O primeiro passo que fiz para a minha Baixinho's Space Exploration foi a criação de um standard. Queria um standard para uma estrutura que servisse várias funções, desde o transporte de materiais, pessoal, acomodação, laboratório, etc mas que tanto fosse utilizável no espaço interplanetário como na superfície de planetas ou luas.
Havia algumas características que deveria ter em conta:
Espaço suficiente no interior para acomodar pelo menos dois minifigs e mais algum material;
Não muito grande, deveria caber dentro de um espaço cilindrico. Para mais tarde poder colocá-lo por exemplo dentro de foguetões e/ou outros compartimentos;
Fosse relativamente básico para ser fácil de o construir com as peças mais comuns;
Não fosse um cubo com superfícies monótonas;
Possui-se pelo menos um lado onde fosse possível colocar uma abertura igual à utilizada no Moonbase Standard;
Zonas onde fosse fácil colocar greeblies;
Tivesse pontos de conexão para juntar várias estruturas pelo menos "horizontalmente".
A solução que cheguei foi a seguinte:
(Clicar nas imagens para ver fotografias maiores)
Tem uma base de 8 por 12 studs. Com as paredes e colocação das slopes invertidas na parte inferior, o espaço útil interior diminui para 6 por 10 studs. Mesmo assim é suficiente para colocar dois minifigs e algum espaço para "mobília".
Cabe perfeitamente dentro de um espaço mais ou menos cilindrico. Curiosamente já utilizei estas medidas para a estrutura exterior (branca) dum projecto de um veículo espacial que comecei há quatro anos. Abandonei por causa de um pequeno acidente aqui em casa...
A estrutura é simples e praticamente para um contentor simples só necessitarei de bricks, plates, slopes e 4 bricks 1x2 technic.
A introdução das slopes e slopes invertidas já lhe retiraram um pouco o aspecto quadradão. A introdução de slopes 33º tanto acima do tecto como abaixo do chão dão a hipótese de colocação de greeblies. Além disso esse espaço extra pode ser utilizado para aumentar um pouco o interior em situações pontuais.
Duas das faces são facilmente transformáveis em entradas iguais ao Standard Moonbase, com um pouco de trabalho poderei até utilizar as 6 faces do contentor. Da mesma forma poderei colocar os pontos de conexão nas 6 faces, apesar de duas delas serem "mais ideais".
Mesmo assim alguns problemas subsistem. O que preocupa mais é mesmo a colocação de uma porta. A ser interior, irá ocupar um espaço enorme e praticamente inutilizar metade do interior do contentor. Cheguei à conclusão que utilizarei essa solução em situações específicas, como por exemplo em contentores de acesso ao exterior. Basicamente o contentor será inteiramente uma camara de descompressão. Nos outros casos muito provavelmente irei recorrer a uma segunda estrutura, que irá ficar anexada à face das portas e que poderá ficar tanto entre contentores como "fim" de uma série de contentores.
Este será o standard utilizado na primeira fase da minha Baixinho's Space Exploration. Basicamente para o estabelecimento de uma estação espacial e base lunar.
LBaixinho