Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Standard Container

por baixinho, em 07.08.08

O primeiro passo que fiz para a minha Baixinho's Space Exploration foi a criação de um standard. Queria um standard para uma estrutura que servisse várias funções, desde o transporte de materiais, pessoal, acomodação, laboratório, etc mas que tanto fosse utilizável no espaço interplanetário como na superfície de planetas ou luas.


Havia algumas características que deveria ter em conta:


Espaço suficiente no interior para acomodar pelo menos dois minifigs e mais algum material;


Não muito grande, deveria caber dentro de um espaço cilindrico. Para mais tarde poder colocá-lo por exemplo dentro de foguetões e/ou outros compartimentos;


Fosse relativamente básico para ser fácil de o construir com as peças mais comuns;


Não fosse um cubo com superfícies monótonas;


Possui-se pelo menos um lado onde fosse possível colocar uma abertura igual à utilizada no Moonbase Standard;


Zonas onde fosse fácil colocar greeblies;


Tivesse pontos de conexão para juntar várias estruturas pelo menos "horizontalmente".


 


A solução que cheguei foi a seguinte:


 



(Clicar nas imagens para ver fotografias maiores)


 


Tem uma base de 8 por 12 studs. Com as paredes e colocação das slopes invertidas na parte inferior, o espaço útil interior diminui para 6 por 10 studs. Mesmo assim é suficiente para colocar dois minifigs e algum espaço para "mobília".


 



 


Cabe perfeitamente dentro de um espaço mais ou menos cilindrico. Curiosamente já utilizei estas medidas para a estrutura exterior (branca) dum projecto de um veículo espacial que comecei há quatro anos. Abandonei por causa de um pequeno acidente aqui em casa...


A estrutura é simples e praticamente para um contentor simples só necessitarei de bricks, plates, slopes e 4 bricks 1x2 technic.


A introdução das slopes e slopes invertidas já lhe retiraram um pouco o aspecto quadradão. A introdução de slopes 33º tanto acima do tecto como abaixo do chão dão a hipótese de colocação de greeblies. Além disso esse espaço extra pode ser utilizado para aumentar um pouco o interior em situações pontuais.


Duas das faces são facilmente transformáveis em entradas iguais ao Standard Moonbase, com um pouco de trabalho poderei até utilizar as 6 faces do contentor. Da mesma forma poderei colocar os pontos de conexão nas 6 faces, apesar de duas delas serem "mais ideais".


 


Mesmo assim alguns problemas subsistem. O que preocupa mais é mesmo a colocação de uma porta. A ser interior, irá ocupar um espaço enorme e praticamente inutilizar metade do interior do contentor. Cheguei à conclusão que utilizarei essa solução em situações específicas, como por exemplo em contentores de acesso ao exterior. Basicamente o contentor será inteiramente uma camara de descompressão. Nos outros casos muito provavelmente irei recorrer a uma segunda estrutura, que irá ficar anexada à face das portas e que poderá ficar tanto entre contentores como "fim" de uma série de contentores.


 


Este será o standard utilizado na primeira fase da minha Baixinho's Space Exploration. Basicamente para o estabelecimento de uma estação espacial e base lunar.


 


LBaixinho


 


 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:19


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog


subscrever feeds