Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Terça-feira do Ideas: The Castle in the Forest

por baixinho, em 11.02.20

Na semana passada ao percorrer o Ideas vi este projecto e estive mesmo para falar dele, mas depois reparei no dragão do Miyasaki e fiz este artigo. Portanto para esta semana bastou ir à aba do browser recuperar este interessante e nostálgico projecto para fazer este post

Apesar de reconhecer que a LEGO evoluiu imenso nos últimos anos, ainda continuo a achar que a época de ouro da empresa foram os anos 80. Sim, eu sei que a nostalgia ajuda e distorce essa percepção, mas ao olhar para os conjuntos e, especialmente, para os temas da altura não consigo deixar de ver que na simplicidade estavam várias qualidades que hoje de alguma forma estão perdidas. Primeiro os temas eram contínuos e facilmente um set de 81 encaixava num set de 89 do mesmo tema. Hoje em dia fora um ou outro tema, isso não acontece.. primeiro porque os próprios temas desaparecem. Segundo porque apesar de a jogabilidade ser considerada, nos anos 80 o factor construção era preponderante. Os conjuntos estavam preparados para serem outras coisas já que a maior parte das peças e até minifigs eram genéricos e poderiam tomar outras funções. Hoje em dia há tanta especificidade nas peças e minifigs que na maior parte dos temas é praticamente impossível pegar nas peças de um set e transformá-lo numa outra coisa.. e estou a divagar e com certeza que mais tarde voltarei a este assunto.

Este projecto do poVoq evoca a nostalgia dos mais velhos mas também realça as potencialidades de um tema completamente menosprezado pela LEGO. À semelhança do Pirate Bay, consegue pegar nas características principais de um tema e dar-lhe uma lufada de ar fresco misturando técnicas novas mas sem esquecer a simplicidade dos bons tempos. Sim, lá estou eu com as nostalgia.

Neste castelo temos vários pontos interessantes, desde a diagonal utilizada numa das paredes, o esquema de cores e a evocação directa de alguns conjuntos antigos. Não me parece que a adaptação a um conjunto LEGO com todas as suas restrições seja uma tarefa impossível.

Neste momento tem 4 635 apoiantes e ainda tem 576 dias para chegar aos 10 000. Aqui ficam as minhas previsões:

Chegará aos 10 000 apoiantes?

Talvez sim.

Por um lado o fenómeno do Pirate Bay e de outros projectos fazem-me crer que alguns projectos nostálgicos conseguem chegar lá.

Se chegar aos 10 000 apoiantes, a LEGO irá torná-lo num set oficial?

Sim. Espero que sim.

A razão é simples, o Pirate Bay conseguiu-o. Este projecto encaixa-se da mesma forma e se o Pirate Bay for um sucesso de vendas, a LEGO nem deve pensar muito no assunto para avançar.

A ser um set oficial, entraria na minha wishlist?

Sim. Iria ser uma fonte de peças muito interessante e confesso que o acho até mais interessante que o Pirate Bay!

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:00


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog


subscrever feeds