Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Um ano

por baixinho, em 16.08.07
Faz hoje um ano que o Fórum 0937 foi colocado on-line. Após alguns dias de discussão entre nós e o Pedro “El_Gordo” Silva a ideia lá singrou e foi colocada on-line. Seguiram-se três dias para testes e o Fórum foi anunciado aqui no blog a 20 de Agosto.
Com um arranque tímido, teve no seu início, inscrições regulares, crescendo assim na variedade de tópicos. Hoje tem mais de 150 membros distribuídos por vários países, na sua maior parte portugueses e brasileiros, quase 25 mil mensagens e mais de um milhão de visualizações.
Em Outubro 06, pouco mais de dois meses depois, o Fórum já contava com 50 membros. Nessa altura também arrancou o primeiro de muitos projectos envolvendo os seus membros. A Wiki, projecto que resultou da vontade de vários membros na união de esforços para um objectivo comum.





No mês seguinte Novembro, é realizado o primeiro encontro de membros em Famalicão. Um almoço organizado pelo Aníbal “Nine”, escassos três meses após o início da actividade do Fórum. Pode dizer-se que este almoço marca também o início da Comunidade 0937. Forma simples e eficaz de identificar um grupo de pessoas com os mesmos interesses e actividades em comum. A partir daí que os percursos do Fórum e da Comunidades podem ser confundidos.
No Natal é realizado o primeiro concurso entre membros. Com uma boas e divertidas participações, é ganho pelo Ricardo “Evildead” com o Ford modelo T.





O início de 2007 foi marcado por um boom no número de mensagens do fórum. Não somos sociólogos para achar as causas, mas o à vontade da maior parte dos membros de certeza que foi uma das grandes influências. Foi neste mês que também arrancou outro projecto, um mapa com a localização dos membros do fórum, uma forma de promover encontros entre os vários membros do Fórum e assim aumentar as actividades LEGO®.
Logo no início de Março 07 foi anunciada a lista de AFOLs que compõe o 5º ciclo do programa LEGO Ambassador. Lista da qual a Tânia faz parte representando o país, a língua e a Comunidade junto da LEGO. Neste mês arrancam também as actividades públicas da Comunidade com um evento em Coimbra Shopping. O evento foi organizado pelo Pedro Agnelo em conjunto com a loja LEGO Wear local, que obteve uma divulgação mediática sem precedentes e é em Março também que o fórum atinge os 100 utilizadores registados.






Abril é o mês de mais um concurso de MOCs, desta vez com o tema Batman. Este mês também marca o início de uma divertida actividade, o Trivia, onde são testados os conhecimentos LEGO dos membros da Comunidade.
Mesmo no final do mês de Maio, a Comunidade é desafiada para pelos nossos congéneres polacos para participar no Colossal Castle Contest deste ano. Quem ganhar irá receber algumas garrafas de bebidas nacionais do opositor… Será que iremos beber alguma Vodka polaca? Nós bem queremos.
Junho é um mês de mais um evento público, desta vez no NorteShopping em Matosinhos e em colaboração com a loja LEGO Wear local, foram quatro dias de muito trabalho e diversão que foram sem dúvida importantes para uma aproximação entre os participantes.
Em meados deste mês a Comunidade é referida num artigo do BrickJournal bem como uma das criações emblemáticas do Pedro Agnelo, a grua Demag com os seus mais de cinco metros de altura. Também é neste mês que o Manel começa as suas férias. Personagem criado pelo Rui “Rupi” Pinho e que habita normalmente os seus Comics. Desde aí, o Manel já visitou Viana do Castelo, Póvoa do Varzim, Veneza entre outros locais… Não se sabe onde ele anda neste momento, mas espera-se que visite o país inteiro, o Brasil, a Polónia e que regresse aos EUA.





Em Julho07 o Fórum chega aos 150 membros e também foi o mês do segundo almoço da Comunidade, organizado desta vez pelo Ricardo “Evildead” e a esposa, Marisa Silva num restaurante no centro de Aveiro. Com a participação de novas e jovens caras que mostram uma comunidade bastante heterogénea e unida por actividades e interesses comuns.




Para as comemorações do primeiro aniversário do Fórum foi realizado mais um concurso de MOCs (resultados noutro post), mostrando a criatividade sempre crescente dos membros do Fórum. A boa disposição é marca regular nestes concursos como provam algumas das participações.


Durante este ano também se assistiu à criação de inúmeros MOCs pelos vários membros. A qualidade de muitos deles é constantemente destacada em vários blogs internacionais de referência. O Fórum e a sua comunidade são referência constante em vários sites, provando a sua projecção a nível internacional.

Tanta coisa que achamos que nos esquecemos de algumas actividades…

Para o futuro estão previstas muitas mais actividades, desde almoços (um já marcado para dia 8 de Setembro em Samora Correia organizado pelo Ricardo “Biczzz” Prates e pela Maria Sofia), participações em eventos internacionais (LEGOWorld na Holanda em Outubro e HispaBrick em Barcelona em Dezembro), entre outros eventos públicos. Bem como outras actividades para serem realizadas on-line. Mostrando assim uma comunidade activa e motivadora de uma variedade crescente de tópicos de conversa de qualidade num fórum cada vez mais concorrido.

Parabéns ao Fórum pelo primeiro ano de vida.
Parabéns à Comunidade que o utiliza e o faz crescer.

Tânia e Luís Baixinho


ps. ahh e o endereço do fórum é http://forum0937.miniancora.com

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 00:50


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog


subscrever feeds